Casa Espiritual: 5564-5115   |  Casa Assistencial: 5562-3310   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Biografia Dr. Bezerra de Menezes

Ano Data O que aconteceu
1831 29/08 Nasce em Riacho do Sangue (hoje Jaquaritama) no Ceará, Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti.
Caçula de uma família com fortes ideais liberais, forte envolvimento político, profunda formação católica e grande espírito filantrópico.
1838 7 anos Entrou para a Escola de Jesuítas no Rio Grande do Norte, Escola da Vila do Frade e em 10 meses concluiu a primeira fase da educação.
1842 11 anos  Iniciou curso de humanidades demonstrando sua brilhante inteligência. 
1844  13 anos  Já substituía o Professor de Latim na sua ausência. 
1846  15 anos  Já de volta ao Ceará, é o primeiro aluno da classe no ensino Secundário. Resolve fazer medicina.
Na mesma época seu pai havia perdido quase todos os bens. 
1851  19 anos  Quando está de partida para o Rio de Janeiro para fazer Medicina é que Bezerra é informado que foi necessário fazer uma cotização entre os familiares para custear sua viagem e os primeiros meses no Rio de Janeiro.
Bezerra agradece comovido.
Neste mesmo ano seu pai desencarna.

Bezerra passou algumas dificuldades financeiras e mesmo antes de se formar já trabalhava como praticante no Hospital Misericórdia destacando-se como médico.

1856  25 anos  Doutora-se em Medicina pela Escola Imperial de Medicina do Rio de Janeiro.
Abre um consultório que está sempre vazio. A sua maior clientela ia procurá-lo em casa.
Eram os pobres que não podiam pagar consulta. 
1857  26 anos  Toma posse na Academia Imperial de Medicina porém, não se deixa envaidecer e também não abandona sua clientela pobre. 
1858  27 anos  Casa-se com Maria Cândida Lacerda e ingressa no Exército como Cirurgião Tenente. Destaca-se e fica famoso.
Ganha dinheiro, vive bem mas não abandona os pobres. 
1860  29 anos  É eleito Vereador pelo Partido Liberal no Rio de Janeiro. Deixa o Exército sua única fonte de renda fixa.
1863  32 anos  Desencarna sua esposa deixando-lhe um filho de 3 anos e outro de 1 ano. Bezerra fica muito abalado.
Intensifica sua religiosidade e supera a crise. 
1864  33 anos  É reeleito Vereador no Rio de Janeiro. 
1865  34 anos  Casa-se com D. Cândida Augusta Lacerda Machado, irmã de sua primeira esposa, que também estava viúva e tinha 2 filhos. Começam então um lar com 4 crianças e tem juntos mais 5 filhos. 
1867  36 anos  Eleito Deputado Federal, ficou na oposição muito tempo e combateu o Governo pela Imprensa e pela Tribuna.

Além da Medicina e da Política ocupava-se de outros empreendimentos. Era presidente da Cia. Carris Urbanos e fundou a estrada de ferro Macaé-Campos.

1876 45 anos  Reeleito Deputado Federal. 
1878 a 1881  47 aos
50 anos 
Presidente da Câmara (naquela época este cargos correspondia ao cargo de Prefeito) e líder de seu partido. 
1882 51 anos  Recebe de presente do Dr. Joaquim Carlos Tavares um exemplar do Livro dos Espíritos traduzido. Aceita por educação mas ao iniciar a leitura não consegue parar.
Convenceu-se das verdades espíritas mas nunca se permitiu assistir a uma sessão.
Passa então a investigar a Doutrina. 
1886  55 anos  Em 16/08/1886 – Faz sua adesão pública ao Espiritismo. 
1887 a 1894  56 aos
63 anos 
Fez publicações sobre a Doutrina Espírita sob o pseudônimo de Max, no Jornal O Paiz, periódico de maior circulação dirigido por Quintino Bocaiúva. 
1895  64 anos  Eleito Presidente da Federação Espírita no Rio de Janeiro. 
1900  69 anos  Em Janeiro de 1900 sofre uma Congestão Cerebral ficando totalmente paralisado. Só ouvia e mexia os olhos. Ao lado do seu leito ficava uma cadeira de palha onde continuamente dia e noite ficava uma criatura. Ninguém falava porque Bezerra não podia responder mas o seu olhar de amor e bondade diziam tudo. 
11/04 às 11:30h apaga-se na Terra uma grande luz e aponta no céu mais um foco de caridade.

Perfil

Médico – exemplo de amor e humildade

44 anos de medicina sendo 39 anos de alopatia e 5 de homeopatia. Demonstrou em toda a sua vida a sua verdadeira vocação como Médico a serviço da humanidade. Mesmo sendo um homem de prestígio no meio político e no meio científico jamais se envaideceu e tratava os necessitados com dignidade chegando a ser conhecido como o Médico dos pobres. Atendia com tanto amor que curava com a alma.

Família – exemplo de fé

Dr. Bezerra foi homem de muita fé e quando sua primeira esposa desencarnou, se não fosse homem de fé não teria suportado. No seu segundo casamento foi feliz também porém marcado pela dor da perde de 4 filhos em curto espaço de tempo. Dr Bezerra suportou tantas perdas porque era um homem de muita fé que encontrou na Doutrina Espírita um consolo para suas dores.
Político – exemplo de honestidade – integridade e responsabilidade social

Durante sua carreira política nenhuma questão social deixou de ter nele um pioneiro: O Capital, o Trabalho, a Escravidão, a Saúde Pública, a Universidade. Combateu roubalheiras, os desmandos e os escândalos e por isso foi também combatido com rigor. Chegou à política justamente por seu caráter de honradez e de dedicação e jamais foi vencido e derrotado pelos adversários pois não havia onde se aterem para desmoralizá-lo. A maior prova de sua honestidade é que mesmo desfrutando de tantos anos de poder político morreu extremamente pobre.

Espírita – exemplo de coragem

Tudo que sabemos sobre Dr. Bezerra, ou seja, sua conduta como médico, marido e pai, político, nos mostra claramente que ele faria tudo o que fez, mesmo que não se tornasse um espírita convicto.
Não foi a doutrina que o transformou, foi ele que transformou a doutrina tornando-se um catalisador do Movimento Espírita, resgatando suas bases evangelizadoras que seguimos até hoje.
Com sua cultura privilegiada, aliada ao descortino do homem público e ao seu espírito amoroso, conduziu o barco de nossa doutrina.