Casa Espiritual: 5564-5115   |  Casa Assistencial: 5562-3310   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

FAQ - Perguntas frequentes

A respeito do GSBM - Grupo Socorrista Dr. Bezerra de Menezes e da Doutrina Espírita.
Nosso intuito é informar, e se você tiver dúvidas ou sugestões para esta página, entre em contato pelo nosso Fale Conosco. Sua ajuda, orientação ou crítica será bem vinda.

O que é o GSBM - Grupo Socorrista Dr. Bezerra de Menezes?


O Grupo Socorrista Dr. Bezerra de Menezes, é uma associação civil, religiosa, de assistência social, cultural e filantrópica, apolítica e sem fins lucrativos.
Foi fundado em 21 de abril de 1979 e declarado de utilidade pública federal em 12 de janeiro de 1988 pelo decreto nº 95.617.

Como surgiu a instituição?

No final da década de 1970, Dª Noêmia Quicoli Martinelli reunia algumas senhoras em sua casa para divulgar a palavra de Jesus através do "Evangelho no Lar".
O grupo foi crescendo e interagindo com a comunidade, vindo a necessidade da organização formal em 1979.

Quais os objetivos da instituição e onde se localiza?

O GSBM tem por objetivo e fins o seguinte:

A) O estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita.

B) A prática da Caridade espiritual, moral cristã e assistência social, por todos os meios ao seu alcance, dentro dos princípios da Doutrina Espírita, em caráter absolutamente gratuito, dentro das suas possibilidades humanas e financeiras.

O GSBM conta atualmente com mais de 700 trabalhadores cadastrados, todos voluntários, atuando em várias frentes de trabalho, tanto espiritual quanto social e assistencial, e é atualmente uma referência na comunidade.

Quais as atividades sociais e assistências exercidas pelo GSBM atualmente?

São várias as atividades, como cursos de iniciação profissional, cursos de artesanato, banho fraterno para moradores de rua entre outros.
Acesse nosso menu "Social" que lá estão todas as atividades que mantemos na casa.

Por que o Grupo Socorrista Dr. Bezerra de Menezes tem esse nome?

O nome da instituição é uma homenagem ao Dr. Bezerra de Menezes (29/08/1831 - 11/04/1900) um dos mais destacados espíritas brasileiros, médico conhecido por sua expressiva caridade, tanto que ficou conhecido como “O Médico dos Pobres”.

O que é, basicamente, o Espiritismo?

Espiritismo é o termo criado por Allan Kardec para identificar a doutrina que ele codificou sob a orientação de diversos Espíritos, na segunda metade do século XIX.

O que caracteriza a Doutrina Espírita?

Suas principais características são:
• Acreditar na sobrevivência da alma após a morte física;
• Acreditar na comunicação entre as almas dos desencarnados (Espíritos) e os encarnados;
• Acreditar na possibilidade de os Espíritos voltarem a nascer (reencarnação);
• Não possuir dogmas. Toda a doutrina está sujeita a análise rigorosa, isto é, a crença se baseia na análise científica das ocorrências mediúnicas e fatos relacionados;
• Não aceitar rituais, hierarquias religiosas ou práticas materiais de qualquer espécie.

Qual a diferença entre Espiritismo e Espiritualismo?

O Espiritualismo é uma filosofia que se opõe ao Materialismo. O materialista crê somente na matéria, ou seja, naquilo que ele pode ver; para ele, portanto, em relação ao homem, tudo se acaba com a morte.
O espiritualista crê em algo além da matéria, ou seja, o homem sobrevive à morte do corpo, seja como Espírito, Alma, Ego etc. Existem várias filosofias espiritualistas.
O Espiritismo também se opõe ao Materialismo. Defende a existência de Espíritos eternos e as comunicações entre os planos espiritual (mundo invisível) e corporal (mundo visível). Assim, todo espírita ou espiritista é também espiritualista, mas nem todo espiritualista é espírita.

Como saber mais sobre o Espiritismo?

As melhores fontes sobre o Espiritismo são as obras de Allan Kardec:
• O livro dos Espíritos;
• O livro dos Médiuns;
• O Evangelho segundo o Espiritismo;
• A gênese;
• O céu e o inferno;
• Obras póstumas;
• Coleção Revista Espírita;
• O Espiritismo em sua expressão mais simples.

Além das obras de Allan Kardec, a literatura espírita contém um número vastíssimo de títulos.

Para frequentar o GSBM é necessário ser espírita?

Não. A Casa está aberta à participação de todas as pessoas de boa vontade que queiram participar dos diversos trabalhos promovidos nas áreas de assistência espiritual e social, bem como de cursos e palestras.

O que eu devo fazer ao visitar a Casa pela primeira vez?

Para esclarecer dúvidas e receber o encaminhamento adequado, procure a Orientação nos dias que seguem, com 2 horas de antecedência ao início dos trabalhos.
Quintas Feiras - Início às 15:00h
Sextas Feiras - Início às 20:00h
Sábados - Início às 16:00h

CRIANÇAS E JOVENS (de 0 até 14 anos de idade + gestantes):
Segundas Feiras - Início às 15:00h e às 20:00h

MOCIDADE (de 14 até 18 anos de idade): 
Segundas Feiras - Início às 20:00h
Sábados - Início às 16:30h

Existe alguma taxa para freqüentar o GSBM?

Não. O GSBM não tem finalidade lucrativa e não cobra qualquer espécie de taxa ou contribuição. Se chegar ao seu conhecimento qualquer tipo de cobrança associada ao nome da Casa, por favor, avise-nos imediatamente.

Freqüentando o GSBM eu me tornarei espírita?

Não necessariamente. Nada impedirá que sua frequência o leve ao estudo mais profundo do Espiritismo e à aceitação da doutrina, porém a situação mais comum será a ampliação do seu panorama de idéias e a visão mais clara do conjunto de suas crenças pessoais.
O Espiritismo não se considera a única visão verdadeira do mundo; simplesmente apresenta de modo racional respostas e soluções para as velhas indagações da humanidade: o que somos, de onde viemos, por que estamos aqui e para onde vamos.

Como é dirigida a instituição?

A instituição é dirigida de acordo com sua Organização Estatutária, clique aqui para ver detalhes.

Qual a posição político-partidária do GSBM?

Nenhuma. O GSBM é completamente neutro em relação a quaisquer postulados político-partidários, restringindo-se à análise de fatos ou situações que pertençam a esse domínio somente quando eles, de algum modo, afetem ou digam respeito à Doutrina Espírita. Estão fora dos objetivos do GSBM quaisquer discussões e proselitismos de natureza política.

Se o Espiritismo foi codificado por Allan Kardec, isso quer dizer que ele já existia não codificado?

Antes da codificação, existiam os fenômenos. Havia estudos a respeito, análises científicas e até doutrinas baseadas neles, mas quase sempre de forma isolada e assistemática.
Allan Kardec empreendeu o trabalho de pesquisa científica dos fenômenos mediúnicos e de análise dos ensinamentos fornecidos pelos Espíritos e suas conseqüências filosóficas e morais.
Ao seu trabalho de agrupar tudo isso em um corpo coerente de conhecimentos (criando inclusive a palavra Espiritismo para designá-lo), denomina-se codificação do Espiritismo.

Além do Espiritismo, que outros temas são estudados na Casa?

Não há limitação para o enfoque de temas ou sua proposição para estudo, pois o Espiritismo em seus aspectos científico, filosófico e religioso tem implicações em todos os campos do conhecimento e do dia-a-dia humano.
O que basicamente delimita os estudos é sua abordagem. Por exemplo, é de nosso interesse estudar como as diversas filosofias encaram o problema da sobrevivência do Espírito e sua situação no plano espiritual. Não é, porém, nosso objetivo estabelecer polêmica com qualquer uma delas ou incentivar o proselitismo, tentando dissuadir seus adeptos.

Há estudos sobre discos voadores?

A pluralidade dos mundos habitados é aceita pela Doutrina Espírita como um de seus pontos fundamentais. Estudos sobre possíveis visitas de extraterrestres não estão, portanto, descartados

Sobre Umbanda e Candomblé?

Sim, dentro dos temas gerais, como foi exposto na questão de nº 15 (Qual a posição político-partidária do GSBM). É importante observar, ressalvado o respeito que toda crença merece, que Umbanda e o Candomblé não são Espiritismo.
São religiões com um conjunto de crenças e filosofia próprias - cuja proximidade com o Espiritismo ocorre, principalmente, no uso da mediunidade. Erroneamente são confundidas com a doutrina codificada por Allan Kardec.

E quanto a milagres e magia?

O Espiritismo não aceita derrogações das leis naturais a pretexto de intervenções divinas ou de supostos poderes mágicos.
A Doutrina Espírita faz o estudo criterioso de fatos e fenômenos relacionados às manifestações do Espírito humano, encarnado ou desencarnado, e procura, através desse estudo, estabelecer as leis que regem as relações entre o mundo material e o mundo espiritual.
Do ponto de vista espírita, não existe o sobrenatural no sentido literal da palavra. O que há são fenômenos sujeitos a leis naturais de um tipo diferente daquelas a que estamos habituados no dia-a-dia da vida material.

Posso imprimir cópias de material contido no site e distribuí-las?

Pode, desde que mantenha a integridade do texto, respeite as indicações de origem das matérias, e não associe a distribuição a qualquer tipo de taxa ou contribuição.

Posso utilizar material contido no site em outros sites e/ou periódicos espíritas?

Envie sua solicitação indicando o material a ser utilizado. Nós a analisaremos e autorizaremos sempre que o autor não tenha restrições a respeito.
Nas situações em que a Casa é autorizada a utilizar material de terceiros, é preciso verificar a necessidade de nova autorização.

Como posso cadastrar um link para uma página espírita no site do GSBM?

Para cadastrar um link para uma página espírita, basta enviar um e-mail para nós pela nosso Fale Conosco com a URL da página e uma indicação do seu conteúdo, que será analisado por nossa equipe, e, como é o costume na Internet, que também seja colocado um link para a página do GSBM.

Como posso colaborar?

Há várias maneiras de participar das obras sociais e assistenciais do GSBM:
• Doando alimentos não perecíveis para composição das cestas básicas;
• Com contribuição espontânea mensal em dinheiro (cadastrando-se) ou esporádica;
• Doando roupas novas ou usadas (em bom estado), brinquedos e objetos para nossos assistidos e/ou para o bazar;
• Doando computadores e periféricos para nossos cursos de informática; 
• Doando livros de literatura espírita.

Caso seja necessário, a Secretaria fornecerá recibo das doações a quem o solicitar. Dependendo do volume, os donativos poderão ser retirados em domicílio.

Se preferir conversar pessoalmente, solicite a visita de um de nossos dirigentes. (11) 5564-5115 ou solicite por email pelo nosso Fale Conosco.

Abraços Fraternos - Fique na Luz!
(Formato e texto baseado no site www.searabendita.org.br - agradecemos a autorização para uso)